×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaCulturaVídeosEmpresas e EntidadesBairros

Cuidados essenciais para ter com os pets durante o inverno

Nesta estação, é preciso redobrar a proteção com o animal de estimação e observar ainda mais de perto o seu comportamento.

23/04/2019 10:37

Assim como os humanos, os pets também precisam de cuidados especiais durante a estação. Para manter os animais de estimação saudáveis também nos dias mais frios do inverno, é necessário levar em consideração fatores que vão além das fofas roupinhas.

No inverno, devemos redobrar os cuidados com os pets! De acordo com especialistas, é essencial observar ainda mais o comportamento dos bichinhos para prevenir e combater certas doenças.

Animais que sentem mais frio tendem a procurar lugares quentes com maior frequência. Além disso, eles podem diminuir a ingestão de comida e água e passam boa parte do dia deitados e apáticos. Na presença de doenças respiratórias, alguns podem ter tosse, espirros e até secreção nasal e ocular.

Por isso, se tiver alguma dúvida sobre o assunto ou observar qualquer um desses sinais, procure imediatamente uma clínica veterinária.

Cuidados essenciais para ter com os pets no inverno

- Camas, tapetes, mantas e roupinhas são ótimos itens, principalmente para animais de pelo curto.

- Para pets com pelos longos, é importante a escovação diária, o que evita nós, que podem lesionar a pele.

- Cobrir gaiolas, forrar baias e casinhas para sempre oferecer um abrigo quentinho para os bichinhos (especialmente para o tar o choque térmico, optar por banhos em dias e horários em que a temperatura está mais elevada. Depois, o ideal é aguardar alguns minutos no local e tomar cuidado ao sair com o animal no vento.


- Não deixar de passear com os pets durante a estação, mas preferir fazer isso em dias mais quentes e sem chuva.

- Uma alimentação balanceada é sempre muito importante, em todas as fases da vida e em todas as estações do ano.

- Investir em fisioterapia e acupuntura para controlar a dor, caso ela exista.

- No inverno, ocorre o aumento no índice de doenças respiratórias entre esses animais. Portanto, é preciso ficar atenta e manter a vacinação em dia.

No caso de pets mais velhos, a saber, a responsabilidade é ainda maior. Os animais idosos acabam sentindo ainda mais o impacto do frio. Com o sistema imunológico já não respondendo tão bem pela idade, nessa época, acontece o aumento na incidência de algumas doenças, como a traqueobronquite canina, rinotraqueite viral felina e problemas osteoarticulares. Por isso, eles precisam de cuidados mais especiais, como roupinhas bem quentes, e podem até precisar fazer uso de medicamentos, como anti-inflamatórios e analgésicos.

Assim como no caso dos pets idosos, os filhotes também são muito afetados durante a estação. Para eles, além dos cuidados com aquecimento, alimentação e horários de passeio e banho, a vacinação é de extrema importância.

Imagem relacionada

Fotos: divulgção - Fonte: divulgação