×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVídeos

Dicas para aumentar o consumo de água do seu cão

Beber água é de extrema importância para a saúde do seu pet. Mas o que fazer para que ele beba a quantidade ideal de água?

08/01/2020 09:30

Há algumas dicas simples e pequenos truques que podem estimular seu cão a ingerir mais líquidos:

Utilize um bebedouro automático

Pets gostam de água fresca. Utilize os bebedouros automáticos que vão liberando água à medida em que o recipiente principal se esvazia. A grande vantagem, além da água fresca o tempo todo, é a praticidade de colocar uma grande quantidade de líquido no recipiente e não ter que se preocupar em repor com tanta frequência. Mas atenção! Reponha a água sempre que necessário.

Outra opção são os bebedouros de torneira. Alguns pets se adaptam muito bem a esse modelo, e tem acesso à água da rede diretamente. Os bebedouros de torneira encaixam em qualquer torneira externa – por exemplo no quintal ou no terraço do apartamento , e ao lamber o bocal o pet tem acesso à água. Mas atenção! Esse tipo de bebedouro só é adequado se você tiver um filtro instalado na entrada de água da casa. Do contrário seu pet estará bebendo água não filtrada, o que é não é bom.

Troque a água pelo menos 3 vezes ao dia

Se você ainda utiliza um bebedouro tradicional, certifique-se de trocar a água pelo menos 3 vezes ao dia. Cães gostam de água fresca, e podem se recusar a beber se a água estiver babada, suja ou quente. Mas atenção! Não deixe o bebedouro no sol!

Outra questão importante: mantenha o bebedouro sempre limpo, livre de limo e sujeira. Lave frequentemente com água e esponja macia, e enxague bem. E se o bebedouro rachar ou estiver muito arranhado, substitua imediatamente. A água é um ambiente propício à proliferação de bactérias que podem ser nocivas ao seu pet, além de larvas de mosquitos como o Aedes aepypti.

Resultado de imagem para pet tomando agua

Ofereça água depois do exercício

Apesar de que os cães não transpiram pela pele como nós, perdem água pela língua. É pela boca que o corpo deles faz a termoregulação, ou seja, o equilíbrio da temperatura do corpo, após o exercício. Ofereça água fresca após uma boa caminhada.

Lembre-se de levar sempre com você um recipiente de água quando sair para passear. As garrafinhas com recipientes acoplados ou os bebedouros de silicone ou lona dobráveis são ideais.

Resultado de imagem para pet tomando agua

Adicione água aos alimentos

Se seu cão se alimenta de ração úmida (de latinha ou sachê), ou se come alimentação natural, já ingere um alimento com maiores quantidades de líquido, o que é ótimo. Se ele come ração seca, você pode adicionar um pouco de água à refeição. Vá testando a receptividade dele. Normalmente, a água ficará com gostinho de ração, e ele comerá/beberá tudo. Mas atenção! Isso só funciona se seu pet come refeições, ou seja, não fica com a ração à vontade (o que não é bom para a saúde dele, diga-se de passagem). Monitore de perto, e jogue fora o que sobrar.

Ofereça alimentos que contêm líquido

Frutas e vegetais que contém boas quantidades de água, como melancia, melão e pepino, são petiscos saudáveis e ótimos para aumentar a ingestão de líquidos. Você pode também preparar petiscos deliciosos e divertidos, como picolés de frutas.

Brinque com pedras de gelo

Se seu pet gosta de brincar com pedras de gelo, ótimo! Adicione gelo à água do bebedouro ou dê a ele pedras de gelo para brincar. Você pode também fazer cubos de gelo com petiscos dentro. Ração e frutas funcionam super bem. Coloque os petiscos em forminhas de gelo, complete com água e ponha no congelador. Ele ingerirá uma boa  quantidade de água brincando.

Resultado de imagem para pedras de gelo para pet

Ofereça água de coco

Se seu pet é daqueles que não gosta muito de beber água, tente oferecer água de coco. A água de coco é fonte de potássio, e muito eficiente para repor líquidos. Por ter sabor adocicado, costuma fazer sucesso até entre os cães mais exigentes. A água de coco pode ser congelada em cubinhos como mencionamos acima. Mas atenção! A água de coco não substitui o consumo de água. É uma forma de hidratar seu pet e estimular o consumo de líquidos, mas não deve ser a única fonte de líquido.

Resultado de imagem para cachorro tomando agua de coco

E quando ele bebe mais água do que o necessário?

Como já dissemos por aqui, beber água é uma das coisas mais importantes para manter a saúde do seu pet. Mas e se ele estiver bebendo água demais? O que pode estar acontecendo? Beber água em excesso pode ser indicativo de doenças graves. Observe seu pet sempre, e procure o veterinário da sua confiança. Ele saberá determinar as causas de qualquer alteração de hábitos e indicar o tratamento mais adequado.

como fazer cães beberem mais água

Fotos: Divulgação - Fonte: itpetblog