×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

Doação de sangue animal: seu pet pode salvar outras vidas

Doar sangue é uma prática ainda pouco conhecida é rápida e pode ajudar diversos pets em muitas situações.

14/07/2020 09:47

O que muitos donos não sabem, é que os animais também podem e devem doar sangue para ajudar a salvar vidas de muitos pets que precisam.

O médico veterinário da Vetnil, Kauê Ribeiro da Silva, explica a grande importância da doação de sangue de cães e gatos, ressaltando que é também um ato de cuidado com seu pet, pois diversos exames são realizados de forma gratuita para atestar a saúde do animal. “Para cães, inclui-se a realização de exame físico geral e exames de sangue, bem como a identificação de certos agentes infecciosos associados à doença do carrapato, além de exames para detecção de leishmaniose e dirofilariose. Para os gatos doadores, também é realizado exame físico geral, exames de sangue, além da sorologia para FIV e FeLV.

Infelizmente, os bancos veterinários de doação de sangue ainda não são muito conhecidos pelos tutores. O processo é muito rápido e simples, e salva a vida de muitos animais. Pouco tempo para quem doa se transforma em muitos anos para quem recebe.

Mas, se você quer levar seu pet para ser um doador, precisa ficar atento às condições:

- Cães devem pesar pelo menos 25 kg, ter de 1 a 8 anos de idade, vacinação e vermifugação atualizadas, o controle correto de pulgas e carrapatos, além de nunca terem recebido transfusões de sangue e não utilizem medicamentos de uso contínuo.

- Gatos precisam pesar no mínimo 4 kg, ter de 1 a 8 anos de idade, estar com vermifugação e vacinação atualizadas, não usar medicamentos de uso contínuo e, de preferência, serem dóceis.

Lembre-se de que, tanto para cães quanto para gatos, as fêmeas não podem estar prenhes quando forem realizar a doação.

Após coletado o sangue será centrifugado e dividido entre plasma, plaquetas e hemácias, ajudando na hora dos tratamentos específicos que o animal recebendo a transfusão precisa.

A doação pode ser utilizada para os seguintes propósitos: anemias severas, alta infestação parasitária, tenham sido atropelados ou sofrido quaisquer outros acidentes que culminaram na perda de sangue, o que também pode ocorrer em algumas cirurgias, além do uso em certos problemas de sangramento e outras doenças sanguíneas.

CURIOSIDADE

Animais para doação de sangue! Você sabia disso? - Estimação



Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação