×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

Seu cachorro vai ficar sozinho em casa ?

Veja algumas dicas para deixar o seu amigo tranquilo e confortável até você voltar.

10/12/2019 02:11

Uma das preocupações é como deixar meu cachorro sozinho em casa? O medo de que ele se sinta mal ou que fique latindo e incomodando os vizinhos é grande, não é mesmo?

Porém, com medidas simples, é possível treiná-lo para que fique confortável. Se você tem dúvidas de como fazer isso, continue a leitura para conferir algumas dicas! 

1. Deixe distrações para o seu pet

Um cachorro sozinho em casa sem distrações fica ansioso pela volta do seu dono. Porém, se o animal estiver distraído com alguma outra atividade, ele não vê o tempo passar e se dedica a ela. Há diversas formas de entretê-lo, como:

- deixar um sachê de carne;

- colocar seus brinquedos a mostra;

- criar desafios para o pet em casa para ele brincar;

- apostar em brinquedos interativos;

- espalhar petiscos pela casa.

2. Separe os brinquedos dele

Um dos motivos pelos quais o pet fica estressado é a ansiedade da separação. Ele não quer ficar longe do seu dono e começa a latir, como uma forma de trazê-lo de volta e manifestar o seu estresse.

Fazer com que ele brinque durante esse período é uma maneira de diminuir essa agitação e deixá-lo calmo. Por isso, é importante deixar os brinquedos e acessórios à disposição quando for sair.

Isso também evita que o cão tenha o hábito de destruir objetos pessoais e a casa, já que direcionará suas energias para as brincadeiras.

Resultado de imagem para brincando com seu pet

3. Cuidado com as recepções e despedidas

Seu pet precisa entender que recepções e despedidas são momentos comuns da rotina. Para que isso aconteça, você precisa tratar a situação como se fosse algo normal. Por isso, não faça despedidas afetuosas e nem aceite “festinha” ao chegar. 

Essas atitudes tornam o hábito de chegar e sair como algo especial, reforçando o comportamento ansioso: ele vai querer que você chegue logo para mimá-lo.

Resultado de imagem para beijo no pet ao sair de casa

4. Treine o seu cão para ficar sozinho

Há algumas práticas que auxiliam o cão a se acostumar a ficar sozinho. Uma delas é sair e ficar razoavelmente próximo ao local para que possa ouvir seus latidos.

Faça isso por 5 minutos e retorne. Depois vá aumentando o tempo gradualmente (10 minutos, 15 minutos e assim por diante). Assim ele compreenderá que não importa o tempo, você sempre voltará.

5. Deixe seu cão relaxado antes de sair

Uma outra forma de diminuir o estresse é cansando o seu cachorro. Por exemplo, se você sai para trabalhar às 8h da manhã, que tal levá-lo para passear às 7h? Assim ele tenderá a descansar quando retornar, sem tanta energia para ficar estressado durante a sua ausência.

6. Deixe um objeto com seu cheiro para ele

A última dica para diminuir a ansiedade de separação, principalmente para os filhotes, é deixar um objeto com o seu cheiro pela casa. Assim, ele sentirá como se você estivesse perto, ficando mais tranquilo.

Coloque uma camiseta usada próximo à cama dele. O intuito é que ele sinta o cheiro e fique mais relaxado.

Deixar o cachorro sozinho em casa muitas vezes é necessário para seguir a sua rotina tranquilamente. Mas é preciso lembrar da necessidade de separar um tempinho na sua agenda para brincar e fazer companhia para o seu melhor amigo, certo? 

Mas as vezes é também importante levá-lo com você, até mesmo para brincar e ter uma aproximação maior com ele. 

Resultado de imagem para brincando com seu pet

Fotos: Divulgação - Fonte: biovet