×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaCulturaVídeosEmpresas e EntidadesBairros

Aplicativo usa inteligência artificial para harmonizar vinhos e pratos

O Eniwine conta com mais de 1.200 rótulos cadastrados e pelo menos 50 mil combinações e variáveis de ingredientes e pratos, dos mais simples aos mais complexos.

14/10/2019 10:25

Escolher o vinho ideal para o jantar pode ser difícil para quem não conhece muito sobre como harmonizar diferentes pratos com a bebida. E nem sempre a máxima de que o tinto cai bem com carnes vermelhas ou o branco com peixes é a melhor opção. Um aplicativo gratuito disponível para Android e IOS lançado há pouco mais de um mês promete ajudar nessa tarefa, sugerindo o vinho ideal de acordo com os mais diferentes pratos e ingredientes usados.

O Eniwine levou dois anos para ser desenvolvido e conta com mais de 1.200 rótulos cadastrados e pelo menos 50 mil combinações e variáveis de ingredientes e pratos, dos mais simples aos mais complexos. O aplicativo permite que o usuário escolha uma receita já pronta para a harmonização, ou monte o seu próprio preparo para saber qual vinho combina melhor.
Marcelo Abrileri, criador do Eniwine, afirma que isso é possível a partir de uma análise feita por uma equipe de dez sommeliers. São mais de 100 características mapeadas em cada vinho sugerido, que vão combinando com as escolhas feitas pelos usuários.

O aplicativo teve um investimento de R$ 2 milhões feito pelo empresário que já trabalha com ferramentas para a internet desde meados da década de 1990, e já conta com cerca de 5 mil usuários. “Trata-se de um sistema de inteligência artificial se encarrega de analisar as características que nós mapeamos com as que os usuários escolhem, e isso vai alimentando o banco de dados do aplicativo. O harmonizador inteligente leva em consideração o tipo de comida, o modo de preparo, o molho, além dos ingredientes-chave, e vai fazendo uma espécie de pontuação para sugerir os vinhos ideais”, explica.

É possível escolher receitas já prontas que vão da culinária regional, aos pratos mais tradicionais para serem consumidos com vinho, como massas e risotos. Há ainda sugestões curiosas como harmonizar um simples arroz e feijão com tintos gamay e pinot noir, uma coxinha com os brancos pinot grus e sauvignon blanc, ou ainda um pastel de carne com um espumante moscato ou prosecco.

Telas Eniwine

Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação