×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaCulturaVídeosEmpresas e EntidadesBairros

Confira pontos positivos e negativos do novo LG G8S Thinq

Modelo mais poderoso da LG no Brasil tem funções que permitem ao usuário executar funções sem a necessidade de tocar no aparelho.

21/09/2019 10:49

O LG G8S ThinQ é o celular mais poderoso da LG no Brasil. Concorrente dos rivais de peso Galaxy S10E e iPhone 11, o smartphone herda recursos elogiados da geração anterior e alia uma ficha técnica de ponta a duas funções novas que buscam ajudar o usuário a executar funções sem tocar no aparelho. O modelo tem preço sugerido de R$ 4.299. Veja, abaixo, pontos fortes e fracos do produto e saiba se vale a pena comprar.

PONTOS POSITIVOS

1. Muitas câmeras

O LG G8S ThinQ tem o total de cinco câmeras: três na traseira e duas na dianteira. A câmera tripla principal é liderada por um sensor de 12 megapixels com abertura de f/1.8 e tem o auxílio de outra com mesma resolução e abertura f/2.6 para zoom óptico e Modo Retrato. A terceira, de 13 megapixels, tem lente ultra wide (f/2.4). Na frente, o celular traz sensor de 8 megapixels (f/1.9) e um sensor 3D (ToF), especializado na captura de imagens em 3D que permite, entre outras vantagens, obter selfies de boa qualidade com fundo desfocado.

2. Desempenho

O hardware do LG G8S ThinQ traz o processador Snapdragon 855, um dos melhores chips da Qualcomm até o momento. Trabalhando em conjunto com memória RAM de 6 GB, o celular tende a rodar qualquer aplicativo ou jogo da Play Store com facilidade, incluindo softwares de alta exigência gráfica, como games pesados e editores de imagem e vídeo. O armazenamento de 128 GB expansível com cartão microSD também deve ser suficiente para a maioria dos usuários.

3. Controle por gestos

Uma das funções proporcionadas pela câmera ToF é o Air Motion, um sistema que usa software para rastrear os movimentos da mão e controlar o celular com uso de gestos. É possível navegar pelo YouTube e ajustar o volume, por exemplo, movendo a mão no ar, sem precisar tocar no aparelho – ideal para momentos em que as mãos estão sujas ou molhadas. Nos nossos testes, o recurso funcionou de maneira razoável, apesar de exigir certo tempo para se acostumar com os comandos.

4. Botão para o Google Assistente

A LG implementou no G8S ThinQ um botão físico na lateral dedicado ao Google Assistente. Dessa forma, com um toque, o usuário ativa o reconhecimento de voz do assistente virtual e pode fazer perguntas, acionar funções do aparelho ou pesquisar objetos físicos com o Google Lens.

5. Som de alta qualidade

O LG G8S segue a tradição dos smartphones premium da marca e traz conversor de áudio Quad DAC dedicado para fone de ouvido com fio. Além disso, o celular é compatível com a tecnologia DTS:X 3D, que cria uma experiência de som imersivo ao escutar música ou assistir a filmes com fones analógicos. Ambos os recursos tornam o telefone uma das poucas opções no mercado com funções voltadas para audiófilos de plantão. Sem fones, o lançamento oferece áudio estéreo com uso de um alto-falante comum e outro que funciona por meio de vibrações no display. A qualidade do áudio nessa modalidade é questionável, mas há pelo menos uma vantagem prática: é possível fazer ligações repousando o ouvido em qualquer ponto da tela.


PONTOS NEGATIVOS

1. Resolução da tela

O LG G8S ThinQ tem display OLED, mas pode decepcionar o usuário em busca da melhor resolução, já que a tela reproduz conteúdo em, no máximo, Full HD+. Em rivais da Samsung, por exemplo, é comum que o painel alcance definição máxima Quad HD+, que exibe o dobro de pixels e tende a oferecer maior nível de detalhes em qualquer imagem, de texto a vídeos.

2. Hand ID

Se o Air Motion pode ser uma vantagem, o Hand ID, outro recurso exclusivo da linha G8, pode não ter a mesma utilidade. A função proporcionar um desbloqueio biométrico diferente, que não usa impressões digitais ou reconhecimento facial. Em vez disso, o smartphone usa a imagem capturada pela câmera frontal para analisar a mão do usuário e identificar o padrão único das veias. A ideia é permitir desbloquear o celular sem precisar tocar em lugar nenhum, mas os testes do TechTudo mostraram que a solução não funciona bem. É preciso posicionar a mão de uma maneira muito específica, o que acaba desencorajando o uso da tecnologia no dia a dia.

Ficha técnica do LG G8S ThinQ

Tamanho da tela: 6,21 polegadas

Resolução da tela: Full HD+ (2248 x 1080 pixels)

Câmera principal: tripla, 12, 12 e 13 megapixels

Câmera frontal (selfie): dupla, 8 megapixels e 3D

Sistema: Android 9 (Pie)

Processador: Snapdragon 855

Memória RAM: 6 GB

Armazenamento (memória interna): 128 GB

Cartão de memória: sim, microSD

Capacidade da bateria: 3.550 mAh

Peso: 181 gramas

Cores: preto e branco

Início das vendas no Brasil: julho de 2019

Preço de lançamento: R$ 4.299



Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação