×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaCulturaVídeosEmpresas e EntidadesBairros

Idosos estão mais conectados e apostando nas tecnologias

Segundo pesquisas 58% dos idosos acessam a internet; seis em cada dez têm smartphone.

18/10/2019 03:04

O aumento da população idosa, que deve triplicar nas próximas quatro décadas no país, impõe uma série de desafios para a sociedade. Os idosos brasileiros estão usando cada vez mais a internet para pesquisar preços, mandar mensagens, fazer chamadas de voz e vídeo, compartilhar conteúdos e fazer compras online.

Entre os de 60 anos e mais, 58% têm acesso à internet nos smartphones. No entanto, somente 8% usam apenas o computador para acessar a rede.

O número de brasileiros que usam a internet continua crescendo: subiu de 67% para 70% da população, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas.

Mas o que os idosos fazem na internet?

A compra online já seduz 28% dos que têm mais de 60 anos. Entre os que não tinham usado a internet para fazer compras 83% disseram preferir o comércio tradicional, em que se pode ver o produto, 62% afirmaram não confiar nessa modalidade de venda, 59% temiam entregar suas informações pessoais e 57% declararam não ter interesse na prática.

Os idosos que utilizaram a internet para preencher formulários online, pagar taxas ou impostos somam 14%. Apenas 7% utilizaram a rede mundial de computadores para obter documentos pessoais, como RG, carteira de trabalho ou passaporte, contra percentuais de 25% a 27% nas faixas mais jovens.

Entre as atividades eles utilizam a internet não somente no celular, mas no computador para produção de jogos e trabalhos.

Aprender novas habilidades, estimular a capacidade cognitiva e cultivar a convivência social são essenciais para manter-se ativo na terceira idade. E a tecnologia vem contribuindo quanto às formas de se relacionar com as pessoas e com o mundo. 

A tendência é que os idosos continuem utilizando os dispositivos digitais cada vez mais. Considerando que eles deverão se aposentar mais tardiamente devido à reforma da Previdência, ensiná-los a usar essas tecnologias não é bem um hobby, mas sim uma necessidade.

A inclusão digital não é apenas ensinar a ligar o computador ou a usar os aplicativos nos smartphones. A inclusão é ajudá-los a conhecer melhor o ambiente virtual, garantindo que tenham know-how para navegar com segurança e qualidade.

Imagem relacionada

É sempre importante reforçar que a inclusão digital não pode ser impositiva e que os idosos devem ter autonomia para decidir quando e como ingressar nesse universo.

Os dados são resultado de pesquisas do TIC Domicílios, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br).

Via Sul Internet tem os melhores planos também para "Melhor Idade".

Tv Maranhão, 56, Humaitá -Bento Gonçalves 

(54) 3055-2805

Imagem relacionada

Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação