×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Vem aí a lente de contato que dá zoom

Lente é capaz de detectar sinais elétricos gerados pela movimentação dos olhos e alterar sua forma para ampliar a imagem.

30/07/2019 09:42

Parece coisa de Tony Stark, do filme Homem de Ferro, mas não é. Cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego criaram uma lente de contato que, controlada por movimentos oculares, pode 'dar zoom' na imagem. Para isso, basta o usuário piscar duas vezes, seguidamente.

E como funciona esse mecanismo? Os cientistas mediram os sinais eletro-oculográficos gerados quando os olhos fazem movimentos específicos (para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita, piscam, piscam duas vezes) e criaram uma lente que responde diretamente a esses impulsos elétricos. Ela é capaz de mudar sua distância focal dependendo dos sinais gerados. Os criadores acreditam que a inovação pode ser usada em próteses visuais, óculos ajustáveis e robótica operada remotamente, no futuro.

Feita de polímeros que "esticam" quando a corrente elétrica é aplicada, a lente é controlada por cinco eletrodos ao redor do olho — que agem como músculos. Quando o polímero se torna mais convexo, ela aumenta o zoom.  "Mesmo que seu olho não consiga ver nada, muitas pessoas ainda podem mover o globo ocular e gerar este sinal eletro-oculográfico", explica Shengqiang Cai, coordenador da pesquisa, em entrevista ao site New Scientist.

Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação