×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

Você sabe como surgiu a hashtag TBT?

#TBT virou febre nas redes sociais, porém, muitas pessoas não sabem sua origem ou não a usam da forma correta.

24/05/2020 11:19

Quantas vezes você já se deparou com a sigla TBT na internet, em especial, nas redes sociais? Essa é uma palavra que já se popularizou principalmente no meio digital, mas, algumas pessoas ainda não sabem ou se confundem diante do significado de #TBT. A sigla nada mais é do que uma abreviação da expressão inglesa Throwback Thursday, e para conseguir compreender perfeitamente o que significa TBT é preciso fazer a tradução para a língua portuguesa.

Os cidadãos americanos começaram a utilizar a expressão Throwback Thursday como uma gíria referente ao passado e, traduzindo literalmente para o português, significa “quinta-feira do retorno” ou "quinta-feira da nostalgia", já que fotos antigas causam esse sentimento em muitas pessoas. A utilização da hashtag começou nas redes sociais em post que relembra alguma situação do passado, geralmente acompanhado de uma foto.

Como e onde surgiu o TBT?

A expressão TBT surgiu no ano de 2012 e foi utilizada inicialmente no Twitter por usuários que postavam fotos de tempos atrás. Na época, a fama da hashtag ficou tão grande que diversos artistas mundialmente conhecidos fizeram publicações de #TBT.

Com tamanha popularidade, a expressão não ficou restrita apenas ao Twitter, usuários no Instagram, Facebook e outras redes sociais começaram a usar o TBT às quintas-feiras para publicar fotos antigas com um sentimento de nostalgia. Não existe uma regra necessária para o período temporal das publicações, um TBT pode ser de uma foto sua de 10 anos atrás ou pode ser de algum evento que aconteceu na última semana.

Como usar o TBT?
Thursday é quinta-feira, logo, o TBT é uma hashtag/expressão que deve ser utilizada em postagens que sejam feitas nas quintas. Sua popularização foi tamanha que outra expressão começou a ser utilizada com o mesmo fim, Flashback Friday, ou FBF, que traduzindo quer dizer “sexta-feira do flashback”. Esta última expressão é utilizada em postagens de fotos antigas, porém nas sextas.

Apesar de parecer uma brincadeira e uma forma de justificar uma postagem de fotos antigas, algumas pessoas levam o termo muito a sério, tanto que nos Estados Unidos uma lista de regras foram criadas para que os usuários pudesse usar a expressão em suas fotos. De acordo com os organizadores as imagens não devem ser muito recentes como as tiradas na última semana ou último verão, elas precisam ter pelo menos cinco anos de existência. Outra regra é não postar várias imagens com a hashtag #tbt, uma ou duas por semana é o suficiente.

Você sabia? Existe um aplicativo chamado "Tags for likes" que mostra quais são as hashtags mais usadas de acordo com os temas e popularidade entre os usuários. Pesquise e faça bom uso dele.

Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação