×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

GM suspende entrega do Onix Plus por risco de incêndio

Automóvel lançado em setembro e que já foi o mais vendido em outubro precisa de uma atualização do software, por isso todas as unidades precisam de um recall.

06/11/2019 05:26

A General Motors suspendeu a entrega e fará um recall dos carros do modelo Chevrolet Onix Plus. O comunicado foi enviado a revendedoras da marca em todo o país, inclusive do Rio Grande do Sul. O texto fala em risco de incêndio em condições específicas, que são listadas no texto. A informação é da coluna Acerto de Contas, da jornalista de GauchaZH, Giane Guerra.

Segundo a montadora, todos os Onix Plus modelo 2020 entregues até agora entram no recall. A GM afirma que o problema é solucionado com a atualização do software de gerenciamento do motor e que esse processo é rápido. O carro foi lançado em setembro e é fabricado no complexo da GM em Gravataí,  na região metropolitana de Porto Alegre. O Onix Plus é a versão sedã do carro e se tornou o modelo mais vendido na categoria já em outubro. Só que ocorreu o registro de dois incêndios em veículos, gerando a investigação por parte da montadora. Um deles ocorreu ainda no mês de agosto, no pátio da GM em Gravataí.

Concessionárias que receberam o alerta já suspenderam a entrega dos veículos aos clientes, conforme a orientração do comunicado. Estão se organizando agora para marcar os recalls, enquanto aguardam peças novas que serão enviadas pela montadora. Ainda no comunicado, há o alerta de que a situação é precedida de "um alerta visual no painel de instrumento", que seria a luz do motor. A GM avisa as revendas que uma versão atualizada do software de gerenciamento do motor será enviada. A montadora finaliza o texto dizendo que disponibiliza aos clientes um carro alugado aos clientes que compraram o Onix Plus.

O que fazer

Como o cliente deve proceder para realizar o agendamento?

O agendamento estará disponível em toda a Rede Chevrolet e na Central de Relacionamento Chevrolet pelo 0800.702.4200 assim que a atualização de software estiver disponível.

Qual é a recomendação da montadora para os usuários dos veículos?

Todos os proprietários de Onix Plus devem levar seus veículos até a concessionária Chevrolet de sua preferência. A GM disponibilizará para todos os clientes um veículo reserva alugado até que o procedimento de atualização do software em seu veículo seja efetuado 

Confira a nota oficial da General Motors

"A General Motors tem como prioridade a segurança dos seus clientes. Por isso, informa que está prontamente convocando os proprietários do Onix Plus modelo 2020 entregues até então para atualização do software de gerenciamento do motor.

Em condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste.  Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos - a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende. 

Os proprietários dos modelos envolvidos serão chamados a comparecer a uma concessionária Chevrolet para realizar de forma gratuita o serviço.

Destacamos que o incidente anterior, ocorrido no pátio da fábrica de Gravataí em setembro, foi um caso isolado provocado por um fator que não tinha relação com o projeto do veículo."


Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação