×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaCulturaVídeosEmpresas e EntidadesBairros

Lançado o primeiro caminhão do Brasil sem retrovisor

Modelo Actros Mirrorcam da Mercedes-Benz vem com muita tecnologia e novidades para quem precisa enfrentar as estradas brasileiras.

20/10/2019 12:42

A Mercedes-Benz será a primeira marca a lançar no Brasil um veículo sem retrovisores externos. A fabricante anunciou para abril de 2020 a estreia da tecnologia no Actros, caminhão extrapesado que ganha uma nova geração e chega ao mercado nacional no próximo ano. A novidade foi um dos destaques do 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga (Fenatran), que terminou nesta sexta-feira, 18, no São Paulo Expo.

Batizada de MirrorCam, a tecnologia utiliza câmeras digitais para captar as imagens laterais do caminhão e projetar em duas telas de alta definição com 15 polegadas, uma do lado do motorista e outra, do passageiro. De acordo com a Mercedes a novidade melhora visibilidade ao redor do caminhão, inclusive à noite, aumentando a segurança do motorista e carga. 

Também há uma redução do consumo de combustível, uma vez que as pequenas câmeras no lugar dos retrovisores melhoram a aerodinâmica. Isso gera uma menor resistência ao ar, contribuindo para diminuir o gasto de diesel.

O motorista pode visualizar os veículos e objetos identificados numa área de até 250 metros. O MirrorCam oferece ainda a função “vista para manobra”, que otimiza o campo de visão em velocidades abaixo de 10 km/h e permite observar simultaneamente o eixo do caminhão e do implemento durante a realização de manobras.

O novo Actros vem com dois monitores 100% digitais. O principal exibe as principais informações do veículo, enquanto o multimídia, com tela sensível ao toque, permite espelhar celulares por meio da conexão Apple CarPlay e Android Auto. Soma-se no pacote de tecnologia a partida por botão, carregamento de celular sem fio (por indução), abertura das portas sem chave e ajuste pneumático do volante.

O modelo também oferece de série o pacote de segurança ativa ABA 5, com frenagem automática de emergência (capaz de identificar pedestres), controle eletrônico de estabilidade (ESP) e sensor de fadiga. Outra novidade é o inédito motor OM 471, de seis cilindros e 530 cv, para os novos modelos 2553 LS 6x2 e 2653 LS 6x4 - totalizando seis versões do modelo. Ambos já com suspensão pneumática. O Actros 2653 S 6x4, por sua vez, vem com suspensão convencional.

Confira como funciona o novo sistema Mirrorcam


Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação