×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaBairrosCulturaVídeosEmpresas e Entidades

Última oportunidade de parcelamento do IPVA 2020

Motoristas que quiserem pagar o imposto em até três vezes devem obrigatoriamente fazer a quitação da primeira parcela nesta sexta-feira, 31.

30/01/2020 08:54

Os motoristas do Rio Grande do Sul, devem ficar atentos pois o prazo para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA RS 2020) com desconto e parcelamento termina nesta sexta-feira, 31. Após esta data, os pagamentos só podem ser realizados à vista e o vencimento é de acordo com o final da placa do veículo.

Quem optar por parcelar, terá um desconto de 3% sobre o valor da primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira. As outras duas serão em fevereiro até o dia 28, em 31 de março. Há um desconto para os que quitarem o IPVA RS 2020 até o dia 31 de janeiro, que pode chegar até 22,4%.

O contribuinte pode conseguir 15% com o programa Bom Motorista, usado pelos motoristas que não foram multados nos últimos três anos. Para os motoristas que não têm multa há dois anos o desconto é de 10%, e para quem está há 1 ano sem ser autuado o abatimento é de 5%. 

Outro tipo de desconto é o de Bom Cidadão, que está ligado ao Nota Fiscal Gaúcha. Nesta modalidade, a redução é calculada pelo acúmulo das notas. Quem tem 150 notas somadas em seu CPF pagará 5% a menos, para aqueles que têm 100 notas o desconto é de 3% e para quem tem 50 notas o abatimento é de 1%. Os dois descontos podem ser cumulativos e têm validade apenas para os que pagarem o tributo em dia. 

Os dados relativos aos veículos podem ser consultados no site do Detran ou nos aplicativos de dispositivos móveis, com informações sobre os valores a pagar, multas e pendências. O pagamento do IPVA RS 2020 pode ser realizado diretamente nos sistemas online ou presencial nos bancos credenciados pelo governo do estado: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco do Brasil (somente para clientes) e Agências Lotéricas da Caixa. Para isso basta ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou apenas a placa e o Renavam do veículo. 


Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação