×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

Certificação "Ambiente limpo e seguro" de Bento Gonçalves vira case nacional

Secretário Rodrigo Ferri Parisotto vem apresentando a alternativa criada pelo poder público municipal e que já tem a adesão de mais de 40 estabelecimentos da cidade.

16/05/2020 02:43

Mais uma vez Bento Gonçalves vem sendo protagonista em momentos de adversidade. O trabalho desenvolvido na Capital do Vinho em prol da retomada do turismo, durante e após a pandemia virou case nacional. A certificação "Ambiente Limpo e Seguro" vem sendo requisitada por muitas cidades brasileiras que querem saber de que forma Bento está atuando para que os seus roteiros turísticos retomem as atividades com segurança..

Em uma conversa interativa ao vivo, o secretário municipal de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, realizou a exposição das iniciativas da prefeitura para representantes de inúmeros destinos do país que acompanharam a transmissão. O tema central foi o protocolo de segurança nos destinos turísticos, em um bate-papo mediado por Regina Cardona, da agência de consultoria Interface Hospitalidade, e por Roberta Martins, do Blog Territórios, premiado site que dá dicas de viagens em mais de 55 países do mundo.

Na oportunidade, o secretário apresentou o selo "Ambiente limpo e seguro" que será concedido aos empreendimentos do setor turístico que atenderem aos requisitos de higiene, limpeza e todos os cuidados necessários que garantam a segurança dos visitantes durante e após a pandemia do Coronavírus. Parisotto explicou os 27 itens necessários presentes no protocolo para a obtenção da certificação, bem como o funcionamento das vistorias, logística e demais questionamentos dos participantes. Até o momento, 40 estabelecimentos já se adequaram aos novos procedimentos. No total, mais de 100 manifestaram interesse em aderir à certificação. As visitas para fiscalização do cumprimento dos itens serão feitas de 30 em 30 dias e a entrega das certificações será agendada para a próxima semana.

Assim que o estabelecimento receber o Selo, ele será cadastrado no portal da Secretaria de Turismo, que contará com uma aba onde todos os empreendimentos certificados estarão disponíveis para que as pessoas possam acompanhar os que estão seguindo os protocolos de segurança determinados pelo poder público. "Estamos impressionados com a adesão dos estabelecimentos de Bento Gonçalves. Agora estamos repassando a nossa iniciativa para outras cidades brasileiras que se interessaram pelo nosso case", destaca Parisotto.

A certificação "Ambiente Limpo e Seguro" foi criada pelo Comitê Pró-Turismo Bento que é formado por entidades setoriais. "Ficamos muito felizes com a participação e interação de pessoas de todo o Brasil que nos procuraram para saber mais sobre as ações que estão sendo desenvolvidas no município. Bento segue sendo exemplo. Estamos fazendo um trabalho sério e responsável, em união das entidades, para garantir a segurança de todos nesse momento", ressalta o titular da pasta.

Os estabelecimentos interessados em receber a certificação devem entrar em contato com a SEMTUR através do telefone: 3055-7130. O protocolo a ser seguido está disponível neste link


Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação