×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Conheça os mistérios e as belezas da Chapada dos Veadeiros

Em uma viagem de três dias, é possível conhecer uma parte do gigantesco parque nacional de Goiás, que conta com 240 mil hectares.

09/06/2019 02:39

Cachoeiras, vasta vegetação, trilhas e outras atrações envolvendo o ecoturismo tornam a Chapada dos Veadeiros é uma das regiões de Goiás que mais atraem turistas. Em uma viagem de três dias, é possível conhecer uma parte do gigantesco parque nacional que conta com 240 mil hectares.

Além das belezas naturais, o fundador e diretor de ecoturismo da Vivalá, Daniel Cabrera, diz que o misticismo que envolve a região é outro fator que torna a Chapada dos Veadeiros um destino especial e ideal para o turismo. “Essa coisa mística de lá é porque a região é cortada pelo paralelo 14 – o mesmo que passa por Machu Picchu –, e também porque ela está sobre uma pedra gigantesca de quartzo. Além disso, a região atrai muitas pessoas pelos diversos relatos de moradores e viajantes que afirmam já terem visto OVNI e extraterrestres na região”, comenta o profissional.

O clima por lá é tropical sazonal. “Ele é caracterizado por duas estações durante o ano, uma de chuva e outra de seca. A temperatura média anual é de 23°C, já que a região está a mais de 1,6 mil metros acima do nível do mar. Os meses de chuva vão de outubro a abril, quando as cachoeiras e rios possuem um maior volume de água”, explica Daniel.

undefined

Já em dezembro, os dias costumam ser mais chuvosos na Chapada. “O período de seca vai de maio a setembro, com muito sol e prováveis chuvas rápidas nos fins de tarde. Nos meses de seca, a temperatura máxima pode superar os 30°C. Por isso, não se esqueça de levar chapéu e protetor solar”, alerta.

O destino tem fácil acesso partindo de Brasília, que fica a uma distância de 220 km da Chapada, cerca de 2h44min de carro. Partindo de Goiânia, a viagem será mais longa, cerca de 425 km, que dá por volta de 5h39min de carro. “A estrada é asfaltada e as viagens não costumam ser cansativas”, afirma Cabrera.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros em três dias?

Caso esteja programando uma viagem rápida , saiba que é possível ir conhecer parte dessa região cheia de encantos em poucos dias. A dica de Daniel é pegar um aéreo até Brasília e depois seguir de carro até a região e se hospedar por lá. O profissional também indica o que fazer na região:

undefined

Dia 1 – Após o café da manhã, saia bem cedo de Brasília com destino a Alto Paraíso – uma das cidades que contempla o parque. Vá para a Cachoeira de São Bento. Existem atividades como yoga, meditação e argiloterapia em meio à natureza são sensacionais de participar. À noite, vá para o vilarejo de São Jorge para jantar e passear antes de retornar a Alto Paraíso para dormir.

Dia 2 – Pela manhã, vá direto ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros , chegue até às 8h da manhã para evitar filas, pois o parque recebe um número limitado de visitantes por vez. Passe o dia todo no parque e faça a Trilha dos Saltos, que possui 11 km ida e volta que serão extremamente recompensados pelas cachoeiras e paisagens maravilhosas. Não se esqueça de levar lanches e água para a trilha. Após o passeio cheio de aventura, faça uma massagem ou reflexologia para relaxar. À noite, a dica é ir à Risoteria do Cerrado para um jantar especial em que poderá provar pratos com ingredientes típicos da região.

Dia 3 – No último dia, acorde bem cedo e vá para o Vale da Lua, onde as formações rochosas possuem formas que se parecem com satélites no espaço. Depois, almoce e já se prepare para seguir em direção a Brasília para pegar seu voo de volta.

O roteiro é sempre um guia para você se orientar na viagem, mas você não precisa seguir ele a risca e também pode adaptar para colocar passeios e atrações da Chapada dos Veadeiros que combine com o seu perfil.

Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação