×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

Fluxo de turistas em Bento caiu 97% no mês de abril

Em 2019, município havia recebido 102,6 mil visitantes no período; neste ano, mal superou os 3,2 mil. Antes da pandemia, projeção era de que este seria um dos melhores meses da história em termos de turismo

12/06/2020 04:57

O que estava previsto para ser um dos melhores meses da história de Bento Gonçalves em termos de visitação turística foi marcado, em virtude da pandemia de Covid-19, pela queda de 97% no fluxo de visitantes. Assim foi o mês de abril no município: em 2019, a cidade havia recebido no 102,6, mil visitantes no período; neste ano, mal superou os 3,2 mil.

Março, que marcou o início dos primeiros reflexos do Coronavírus em Bento, foi um pouco melhor. Ou, como se diz popularmente, um pouco "menos pior. O total de 116,4 mil viajantes do ano passado reduziu para 49,1 mil, uma baixa de 42,25%. "Foi em março que iniciaram os cancelamentos dos turistas que já tinham suas viagens confirmadas e muitos que estavam no município, mesmo no meio de seus pacotes turísticos, optaram por voltar para suas cidades. Foi a partir deste momento que iniciou uma grande evasão de turistas e a totalização dos cancelamentos das viagens que já estavam marcadas", explica o secretário municipal de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto.

O calendário estava a favor da Capital do Vinho, mas o avanço do vírus alterou drasticamente as projeções, que eram extremamente otimistas. "É importante salientar que nesses meses (em 2019) não tivemos tantos feriadões como teríamos no mês de abril de 2020, que prometia ser o melhor mês de visitação turística da história do município", ressalta Parisotto.

Portal do Turismo
O efeito da evasão de visitantes repercutiu também no Portal Turístico (www.bento.tur.br), no qual até a busca por informações sobre Bento acabou sendo bastante afetada. Em 2019, a plataforma obteve no mês de março 12.575 acessos. Já em março de 2020, foram 7.405, acumulando queda de 41,11%.

No mês de abril, o impacto foi ainda mais acentuado. Totalizando 14.878 acessos em 2019, o site registrou apenas 4.640 neste ano, o que representa uma diminuição de 68,81%.

Para entender a gravidade do cenário neste meio virtual, janeiro e fevereiro de 2020 acumulavam um crescimento de 17,15% em relação às pesquisas de 2019, subindo de 26.666 para 31.239 acessos. Percebe-se também uma redução no engajamento dos internautas com as redes sociais, que registraram número menor de interações entre os usuários destas plataformas.

Selo "Ambiente Limpo e Seguro"
Dentre as ações para a retomada do turismo em Bento Gonçalves está o selo "Ambiente Limpo e Seguro". Lançada no final de abril, a certificação garante a segurança de visitantes e colaboradores dos empreendimentos turísticos do município. Até o momento, 65 locais já foram certificados. "Alguns empreendimentos já iniciaram recontratações, sabemos que ainda são poucos, mas isso é sinal de esperança de dias melhores", conclui Parisotto.

Fotos: Jorge Bronzato Jr./Arquivo - Fonte: