×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

Museu da Imagem e do Som é a nova atração para turistas em Balneário Camboriú

Além das belas praias, cidade litorânea catarinense agora conta com Museu que possui acervo com mais de 2,8 mil peças, entre elas filme raro de Chaplin.

12/08/2018 10:37

Uma réplica do Fusca Herbie (da série de filmes Se Meu Fusca Falasse) e raridades de memorabília cinematográfica como um rolo de um filme original de Charles Chaplin são os destaques do acervo do Museu da Imagem e do Som de Balneário Camboriú (MIS-BC), inaugurado no último dia 20 de julho.

A cidade no litoral de Santa Catarina, a 571 km de Bento Gonçalves, famoso destino turístico e boêmio da Região Sul do país agora também ostenta um espaço de sete pavimentos e um acervo de 2,8 mil peças, em um prédio especialmente construído para abrigá-lo. O tamanho o torna um dos maiores do gênero na América Latina.

Administrado pelo Instituto Delatorre, o acervo do MIS- BC se propõe a contar a história do cinema, da televisão, do mercado fonográfico, do rádio e da fotografia em diferentes épocas, desde o século 19 até os dias atuais.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!

Acervo conservado

Logo na entrada do museu, há uma réplica do lendário Fusca Herbie (do filme Se Meu Fusca Falasse), além da exposição de projetores que integraram os primeiros cinemas de Balneário Camboriú, inaugurados pela Família Delatorre.

Entre as peças que fazem parte do acervo estão, por exemplo, um gramofone fabricado em 1890 em Londres (Inglaterra) e ainda um rolo de 9,5 milímetros de um filme de Charles Chaplin datado de 1917. A peça foi encontrada entre uma série de rolos de filmes antigos comprados pelo empresário Fernando Delatorre em um antiquário em Montevidéu.

Projetores, lanternas mágicas, máquinas fotográficas, filmadoras, rádios, gramofones, vitrolas e televisores também fazem parte do acervo do museu. Além da área de exposição permanente, a estrutura do MIS-BC conta com um auditório com capacidade para 50 pessoas, espaço para exposições itinerantes e apresentação de filmes através de projetores antigos de 8 milímetros, super 8, 16 e 35 milímetros.

O museu tem ainda estacionamento privativo coberto, cafeteria aberta ao público, biblioteca, espaço para cursos e oficinas e loja de souvenirs.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!

O MIS-BC é aberto ao público de terça-feira a domingo, das 13h às 18h. O valor da entrada é R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia. Fica na Rua 700, 44, Centro, Balneário Camboriú.




Fotos: Marcelo Dargelio - Fonte: divulgação