×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Viagens rápidas para aproveitar destinos da América do Sul em poucos dias

De norte a sul e de leste a oeste, as belezas culturais e históricas de toda a América do Sul estarão ao seu alcance com essas viagens; veja para onde ir.

19/04/2019 11:24

Quem gosta de viagens rápidas não precisa ficar restrito aos destinos dentro do Brasil. Com planejamento suficiente e um roteiro em mãos, é possível explorar destinos icônicos de outros países da  América do Sul   em até três dias.

Do Chile à Colômbia, do Equador ao Uruguai, os vizinhos do Brasil trazem opções de viagens rápidas repletas de história, cultura, compras, agito noturno e gastronomia para você e sua família.

Viagens rápidas imperdíveis pela América do Sul

E, embora existam muitos outros destinos dignos de serem conhecidos no continente, separamos nessa lista os ideias para uma viagem curta, para aproveitar um feriado ou uma folga; veja o que fazer em cada lugar:

Buenos Aires em 2 dias

Santiago em 3 dias

Montevidéu em 3 dias

Mendoza em 3 dias

Cartagena em 3 dias

Quito em 3 dias

Bogotá em 3 dias

 Buenos Aires em 2 dias

O Obelisco de Buenos Aires à noite

Para aproveitar Buenos Aires quando se está com pressa, o site oficial de turismo da cidade oferece várias opções de roteiros - a mais equilibrada delas sendo a de dois dias.

Na Paris da América do Sul , o primeiro dia do roteiro te leva do Obelisco, às 8h30 da manhã, até uma noite de pizza e teatro a partir das 20h, com passagens por  bairros icônicos como La Boca e San Telmo, berços do tango, e por pontos turísticos como o Teatro Colón e a Praça de Mayo.

Já no segundo dia, o passeio começa com um café da manhã na Recoleta, com direito a visita no Cemitério da Recoleta, e termina com um banquete de Asado, o churrasco argentino, a partir das 21h. Outros pontos sugeridos no roteiro são o bairro Palermo Viejo, o distrito dos Museus e compras na parte da tarde.

Santiago em 3 dias

Vista do horizonte de Santiago ao entardecer, com os Andes ao fundo

No país dos vinhos e do deserto do Atacama, a capital, Santiago, está cheia de experiências enriquecedoras para os turistas brasileiros. As viagens curtas por lá podem incluir até um city tour, como sugere o Chile Travel, site de turismo oficial do país.

Nele, você poderá percorrer a cidade de bicicleta, de ônibus turístico ou em grupos divididos de acordo com os seus interesses, de gastronomia a literatura. O city tour também dá direito a escalas para compras, e pode ser uma ótima forma de passar um de seus dias na cidade.

Para as noites do seu roteiro, você pode sair para festas, bares e restaurantes, principalmente nos bairros de Bellavista, Lastarria e Yungay. Você poderá desfrutar trilhas sonoras que vão de ritmos latinos a rock, passando pelo tradicional cueca e sua releitura, o cueca chora.

Se quiser um pouco de cultura nas suas viagens rápidas, o Centro Histórico de Santiago oferece acervos ricos em arte, arqueologia e tecnologia de séculos passados.

Por fim, você pode apreciar um bom vinho chileno da região entre Santiago e Valparaíso, separando um dia do roteiro para percorrer os vales de Casablanca, San Antonio/Leyda, Aconcagua e do Maipo.

 Montevidéu em 3 dias

Foto do Palácio de Salvo, na Ciudad Vieja de Montevidéu

Outra cidade da América do Sul e vizinha do Brasil que pode ser aproveitada em três dias é Montevidéu, a charmosa capital do Uruguai. Para inaugurar sua passagem por lá, é possível fazer um passeio de ônibus turístico.

Ao pagar por alguma das passagens, você terá direito a entrar e sair do ônibus em qualquer uma das 11 paradas durante 24 ou 48 horas, num roteiro que sai de Ciudad Vieja e faz o contorno da cidade, passando por pontos turísticos de destaque como o Museo Andes 1972, o Mercado Ferrando e o restaurante de parrilla Lo de Silverio.

Nos três dias de viagens rápidas para Montevidéu, você também pode conhecer a história de lá num passeio pela Ciudad Vieja, ou aproveitar a vida noturna ao som de tango nos cafés.

O Teatro Solis, e o Mercado Agrícola de Montevidéu são ótimos exemplares da arquitetura europeia que permeia a cidade, e passeios pelos parques e praias da capital uruguaia são boas pedidas para passar as tardes.

Mendoza em 3 dias

Pessoa segurando taça de vinho tinto com vista para vinícolas e para os Andes

A cidade argentina de Mendoza é a capital da província de Mendoza. De acordo com o portal oficial de turismo da Argentina, o Argentina Travel, esta é a melhor região do país quando o assunto é a produção de vinhos.

Na fronteira com o Chile, o segredo para aproveitar a cidade em três dias é visitar as vinícolas nas proximidades, que ficam em cidades como Godoy Cruz, Maipú, Guaymallén e Luján de Cuyo, todas situadas dentro de um raio de 14,5 km da cidade de Mendoza.

O segredo é distribuir as visitações ao longo dos três dias porque, embora a distância entre os destinos não seja muito grande, são quase 1 mil adegas para você visitar e treinar seus instintos de sommelier.

Cartagena das Índias em 3 dias

Vista aérea de Cartagena, com o Centro Histórico em primeiro plano

Não se assuste com o nome: Cartagena das Índias é a famosa cidade colombiana de Cartagena, casa do Festival Internacional de Música de Cartagena e do Festival Internacional de Cinema de Cartagena.

Quando estiver lá em suas viagens curtas pela América do Sul, poderá se encantar com a arquitetura do Centro Histórico a pé, de bicicleta ou em charretes. Lá, vale um passeio pela Plaza de Los Coches, do lado oposto da Torre Del Reloj.

Também no Centro Histórico, fica o Teatro Heredia, ou Teatro Adolfo Mejía, construído sobre a igreja das Mercês em 1911. A cidade também está repleta de bares e clubes para curtir a vida noturna, e o Centro Histórico ganha vida ao som da vallenata, gênero musical tradicional da Colômbia.

Outros destaques de Cartagena são o Museu do Ouro Zenú, onde são expostas joias pré-colombianas, o Castelo de San Felipe de Barajas, e a Plaza de la Aduana, a maior da cidade, onde fica a mansão do fundador da cidade, Pedro de Heredia.

 Quito em 3 dias

Foto do monumento

A capital do Equador é outra cidade da América do Sul que você pode visitar em suas viagens rápidas pelo continente. Nela, você encontrará o marco Mitad del Mundo, que marca o ponto aproximado sobre o qual passa a Linha do Equador.

Ele fica a 30 minutos do centro da cidade, e pode ser um bom ponto de partida para a sua jornada de três dias por Quito. Além do marco, há todo um complexo no local, com museus, restaurantes, lojas e até um aquário.

Assim como em outras cidades da lista, é possível conhecer mais de Quito por meio de um tour de ônibus pela cidade, que sai da Cidade Velha - a qual, de acordo com o site de turismo oficial, é a mais bem conservada da América Latina - até o norte da cidade.

Outro ponto imperdível para conhecer durante suas viagens curtas por lá é o bairro de La Ronda, onde a boemia da cidade se reunia no passado, e agora abriga lojas de artesãos durante o dia.

Vale reservar também um dia para visitar alguns destinos naturais próximos à cidade, como a Reserva Geobotânica de Pululahua - onde fica uma das únicas crateras habitadas por seres humanos - e o vulcão Antisana, a apenas 50 km da cidade, rico em paisagens e fauna aérea, como patos, carcarás e o singular íbis-de-cara-negra.

Bogotá em 3 dias

Foto panorâmica do interior do Museu do Ouro, mostrando milhares de artefatos feitos com o metal

De volta à Colômbia, a capital do país, Bogotá, é um dos caldeirões culturais mais movimentados do continente sul americano. Quando estiver por lá na sua viagem de três dias, as compras são uma ótima pedida para passar a tarde, com vários shopping centers e lojas de antiguidades e de artesanato espalhados pela cidade.

É em Bogotá também que você encontrará o ilustre Museu do Ouro, cujo acervo reúne mais de 13 mil artefatos de ouro e mais de 20 mil feitos em argila e pedra, todos oriundos de culturas pré-hispânicas da região.

Quem gosta de áreas verdes também pode dar uma volta pelo Park Way, no bairro de La Soledad, cujos arredores estão repletos de padarias, cafés e bares frequentados por universitários e intelectuais.

Se, por outro lado, você prefere aproveitar suas viagens rápidas com a apreciação da arquitetura europeia aqui na América, pode passear pelo Centro Histórico, que fica próximo de edifícios modernos, proporcionando uma "viagem no tempo" pela cidade.

Fotos: divulgação - Fonte: Divulgação