×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

Viajando e conhecendo um pouco da história do Brasil

O país tem muitas cidades históricas que ensinam sobre nossa cultura; veja cinco opções que você pode conhecer em sua próxima viagem.

26/11/2017 03:17

Muito além de Minas Gerais, o Brasil tem diversos destinos que contam sobre a nossa história. Para aumentar o conhecimento sobre isso, é possível viajar e conhecer cidades históricas que reúnem pontos turísticos e museus que nos fazem perceber o quanto a nossa cultura é rica. Está com vontade de aprender história em sua próxima viagem? Saiba um pouco mais sobre cinco cidades históricas que valem a pena ser conhecidas pelo país:

1. Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro tem lindas praias, balada vida noturna e também tem muita história para contar. Um local que vale fazer parte de seu roteiro é a Praça da República, também conhecida como Praça da Aclamação. Ela fica no Centro do Rio de Janeiro e faz parte do parque público nomeado como Campo de Santana. Lá é o local em que, cansados da Monarquia, militares se reuniram e tiraram o imperador Pedro II do poder em 1889.

2. Salvador (BA)

Salvador foi a primeira capital do Brasil
Salvador foi a primeira capital do Brasil e possui diferentes atrações turísticas para quem gosta de visitar prédios históricos


Salvador foi a primeira capital do país e reúne várias belezas históricas: o Pelourinho, o Farol da Barra, a Igreja do Senhor do Bonfim, a Casa da Câmara e Cadeia, a Igreja da Misericórdia e o Fortim. Um dos passeios imperdíveis é para o Memorial do Descobrimento, que guarda a réplica do barco que trouxe Pedro Álvares Cabral às terras brasileiras em 1500. Foi deste barco que ele teria gritado "terra à vista" para a sua tripulação, no Monte Pascoal – outro lugar indispensável na lista dos mochileiros que querem aprender mais sobre história. 


3. São Luís (MA)

A capital maranhense tem uma cultura com diferentes influências
A capital maranhense tem uma cultura com diferentes influências e belezas arquitetônicas francesas e holandesas


A capital maranhense tem uma cultura com diferentes influências: é única cidade brasileira fundada por franceses, foi invadida por holandeses e em seguida colonizada por portugueses. É na cidade que fica o Teatro Arthur Azevedo, o mais antigo teatro do país; o Barão de Grajaú que traz obras dos movimentos mareiristas, rococó, barroco e neoclássico; e o Convento das Mercês, que exibe relíquias excepcionais.


4. Olinda (PE)

Olinda é considerada cidade-irmã de Recife
Olinda é considerada cidade-irmã de Recife e atrai muitos turistas também fora da época da carnaval


Conhecida também como Lisboa Pequena durante o Brasil Colônia, Olinda apresenta um centro histórico repleto de locais turísticos: Catedral Sé de Olinda, inaugurada em 1537 e que carrega elementos da renascença e do barroco; o Mosteiro de São Bento; o Museu de Arte Sacra de Pernambuco e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. 


5. Tiradentes (MG)

Tiradentes é uma das cidades históricas de Minas Gerais
Tiradentes é uma das cidades históricas de Minas Gerais e tem nas sua igrejas uma grande atração turística


Mas é claro que o estado de Minas Gerais não poderia ser esquecido quando falamos de cidades históricas. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em uma fazenda entre São João Del Rei e a então Vila de São José Del Rei. Porém, após a proclamação da República, a última localidade recebeu o nome do herói que enfrentou o domínio português. A pequena cidade mineira abriga o Monumento a Tiradentes, construído pela população no fim do século 19 e a Matriz de Santo Antônio, a segunda igreja em ouro do Brasil, construída em 1710. Passeio imperdível para toda a família!


Fotos: MARCELO DARGELIO - Fonte: Divulgação