×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

COMBATE AO FUMO: Aapecan promove ações de conscientização contra o tabagismo

Em meio à campanha “Nós acreditamos que a prevenção salva vidas”, entidade assistencial do município visa alertar à população sobre os perigos os inúmeros tipos de câncer causados pelo ato de fumar.

06/08/2020 05:34

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) promove, no mês de agosto, uma série de ações de cunho informativo com o objetivo de discutir sobre os perigos e consequências causadas pelo tabagismo. A entidade assistencial, que segue com as atividades da campanha “Nós acreditamos que a prevenção salva vidas”, visa promover o conhecimento sobre hábitos saudáveis para a prevenção ao câncer, dando ênfase neste período para o combate ao fumo. 

A instituição estará engajada para alertar à população sobre os danos causados pelo tabagismo, com vistas para o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no dia 29 de agosto. A data foi criada em 1986, pela Lei Federal 7.488, quando foi inaugurada a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. A Aapecan vai promover ações informativas com o objetivo de orientar a comunidade sobre os riscos que o ato de fumar pode oferecer à saúde. 

Tipos de câncer mais comuns na Aapecan

Segundo dados da Aapecan referentes aos diagnósticos dos tipos de câncer, que possuem relação com o tabagismo, os mais comuns são: câncer de cabeça e pescoço (englobados os de cavidade nasal, seios da face, boca, laringe e faringe) e câncer de pulmão. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão (traqueia, brônquios e pulmão) é o terceiro mais frequente entre homens, de acordo com a tabela nacional. Ainda, se espera cerca de 17.760 novos casos para 2020. Entretanto, no sul do país, esse tipo de câncer ocupa a segunda posição nos números de casos. 

Entre as mulheres, o Câncer de pulmão ocupa o quarto lugar no resto do país, e o terceiro lugar no sul do Brasil, sendo estimado cerca de 12.440 novos casos para 2020, excetuando-se os de pele. 

A usuária da Aapecan de Bento Gonçalves, Elizete Terezinha Costa, 63 anos, relata que o susto ao ter conhecimento do diagnóstico foi grande, mas que a entidade a acolheu para enfrentar o desafio de abandonar o tabagismo. “Eu fumei muito na minha vida e depois que recebi o diagnóstico do câncer fui obrigada a parar. Neste momento não sabia onde buscar apoio, quando apareceu a Aapecan na minha vida” conta Elizete

Para a psicóloga da Aapecan Bento, Karen Mattiello Rovella, o ato de fumar, antigamente, era considerado sinônimo de status e glamour, porém, com o decorrer dos anos, houve uma mudança significativa nesta crença. “A sociedade tem voltado sua visão cada vez mais para o investimento em saúde, tanto física como mental. Abrir mão de antigos hábitos não saudáveis, como fumar, significa buscar qualidade de vida, bem-estar e autocuidado. Precisamos cada vez mais trabalhar a prevenção como forma de levar o conhecimento a tantas pessoas que buscam uma vida mais equilibrada e saudável”, ressalta Karen.

A importância do diagnóstico precoce

Ainda de acordo com o INCA, a maioria desses tipos de câncer não possuem sintomas em fase inicial. Desta forma, é importante evitar a exposição aos fatores de risco adotando hábitos mais saudáveis. 

Com essa temática, a campanha informativa da Aapecan aborda também a importância de a população realizar os exames médicos regularmente para prevenção dos tipos de cânceres citados acima. Além disso, é necessário estar atento a saúde bucal realizando as visitas frequentes ao dentista para auxiliar na identificação de lesões na cavidade oral. Ainda, outros sintomas podem ser alertas como a perda de peso sem motivo, mudança na voz, dificuldade em deglutir ou falta de ar. 

Mais informações sobre a campanha de prevenção e ao Dia de Combate ao Fumo podem ser adquiridas pelo telefone (054) 3055-9400.


Fotos: Aapecan/Divulgação - Fonte: NB Notícias