×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Conheça 5 novas razões para você começar a caminhar já

O hábito de caminhar mesmo que for só para espairecer faz bem para a mente e para corpo.

08/08/2019 10:18

Caminhar é atividade física mais democrática que existe. Desde que não haja alguma restrição, qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer uma caminhada. Quem dá a dica e, sobre as 5 novas razões para você acreditar no poder de caminhar é a Harvard Medical School, um dos melhores cursos superiores de medicina do mundo.

As caminhadas, mesmo que curtas, podem fazer a maior diferença na nossa saúde. Confira os motivos :

1. Corta o efeito dos genes de gordura

 Que sonho, não é? Os pesquisadores de Harvard estudaram 12 genes da obesidade diferentes em cerca de 12 mil pessoas para descobrir o quanto esses genes acrescentavam na obesidade. Eles descobriram que, assim que essas pessoas começaram a caminhar por uma hora diária, os efeitos desses genes foram cortados pela metade.

2. Caminhar alivia a fome

Dois estudos da Universidade descobriram que uma caminhada de 15 minutos por dia pode reduzir a vontade de comer chocolate! E mais, reduz até mesmo a quantidade de chocolate que você come em situações de estresse. Entretanto, pesquisas mais recentes revelaram que caminhar reduz o desejo por diversos tipos de guloseimas.

3. Reduz o risco de desenvolver o câncer de mama

 Pesquisas já comprovaram que qualquer tipo de exercício físico reduz o risco de desenvolver o câncer de mama. Afinal, um estudo realizado pela American Cancer Society descobriu que mulheres que caminham de 7 a 8 horas por semana têm o risco reduzido em 14% contra quem caminha apenas 3 ou 4 horas.

4. Caminhar alivia a dor nas articulações

 Diversos estudos atestam que caminhar reduz as dores causadas pela artrite, e que andar de 4 a 5 quilômetros reduz até mesmo a chance de formação da doença. Andar ajuda as articulações principalmente os joelhos e quadris, que são as áreas mais propensas a desenvolver osteoartrite lubrificando e fortalecendo os músculos.

5. Ajuda na imunidade

 Caminhar pode ajudar durante um resfriado ou as épocas de gripe. Um estudo realizado em mil homens e mulheres revelou que aqueles que andaram por pelo menos 20 minutos ao dia, durante uma semana, tiveram 43% menos doenças que aqueles que só se exercitaram um dia na semana ou menos. E, se eles ficaram doentes, foi por menos tempo e os sintomas foram mais fracos.

Apesar de ser uma atividade de fácil execução, é preciso buscar orientação profissional para saber se você está apto, A prática deve ser regular e bem orientada por um profissional. O exercício gera a melhora dos níveis de saúde e qualidade de vida, mas isso depende da disciplina e do objetivo de cada pessoa.

Resultado de imagem para caminhar é importante

Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação