×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

De quantas horas de sono precisam as crianças?

Conheça, em linhas gerais, a evolução das necessidades de sono do seu filho.

03/05/2020 10:42

As necessidades de horas de sono variam ao longo da vida de acordo com vários fatores individuais como a idade, estilo de vida e condição de saúde. Também a quantidade de horas que a criança necessita para se sentir bem varia segundo a idade, nível de atividade diária ou o estado de saúde.

No primeiro ano de vida o bebé sofre uma grande evolução no seu desenvolvimento físico, intelectual e emocional e as necessidades de horas de sono diárias acompanham esse mesmo crescimento. No primeiro mês de vida, o bebé precisa de 14h-17h de sono diário reduzindo-se esse tempo para 11h-14h no final do primeiro ano de idade.

Neste artigo encontra algumas linhas gerais sobre a evolução das necessidades de horas de sono do nascimento aos 17 anos.

0-3 Meses: 14-17 horas por dia

Por volta das 8-10 semanas de vida, o seu bebé está mais adaptado às novas rotinas estabelecendo um padrão de sono mais regular.

Com a gradual distinção entre o dia e a noite, o bebé passa a dormir períodos mais longos durante a noite (cerca de 6 horas seguidas) e por vários períodos durante o dia, alternados com algum tempo de atividade, como os dedicados à amamentação, brincar e rotinas de higiene.

A melhor posição para o bebê dormir

4-11 Meses: 12-15 horas por dia

Entre os 4 e os 11 meses de idade, o ideal é dormir 15 horas por dia. Esta fase é decisiva para os pais ajudarem o seu bebé a estabelecer hábitos de sono saudáveis já que, por volta dos 6 meses, o sono do bebé já deverá estar devidamente estabelecido, com estágios mais ou menos profundos, mas constantes.

À medida que o bebé cresce e se envolve nas rotinas e horários da família, o padrão de sono aproxima-se do que irá manter por toda a vida. O tempo necessário para se adaptar ao seu novo ritmo de vida e aprender a dormir está cumprido. É importante ter em mente que os hábitos criados até esta idade podem ser alterados mas já estão bem assimilados pelo bebé.

Por volta dos 6 meses, o bebé faz um período de sono mais longo à noite (entre 11h-12h) e 2 a 3 sestas ao longo do dia, num total de 3h-4h. A sesta da manhã poderá ser entre as 9h40-10h com a duração de 1h40-2h. A primeira sesta da tarde é a mais prolongada do dia e começa por volta das 12h com a duração de 2h-3h. Se o bebé estiver muito cansado poderá fazer uma sesta ligeira por volta das 16h40 antes do jantar e de iniciar a rotina de deitar e última refeição de leite.

Entre os 8-12 meses, o bebé mantém 2 sestas diárias e vai reduzindo o tempo de sono diurno (3h-4h) e dorme 15 horas no total por dia.

1-2 Anos: 11-14 horas por dia

À medida que o seu filho avança para os 18-21 meses de idade, é provável que deixe de fazer a sesta da manhã e a última da tarde concentrando o sono diurno numa única sesta ao início da tarde.

Com 2 anos de idade, a criança deverá dormir cerca de 10h40 à noite e fazer uma sesta única à tarde de 1h40-2h pode ser suficiente para manter os níveis de energia necessários às suas atividades.

Normalmente a criança vai para a cama entre as 19h-20h e dorme até às 5h40-6h40 da manhã.

Bebês que dormem pouco podem sofrer com sobrepeso no futuro, diz ...

3-5 Anos: 10-13 horas por dia

Se nesta altura o seu filho ainda não tiver uma boa rotina do sono é provável que vá enfrentar alguns desafios para normalizar os seus hábitos do sono.

Entre os 3-5 anos de idade, a criança deita-se, geralmente, entre as 19h-21h acordando por volta das 5h40-7h40 horário em que inicia a preparação de mais um dia no jardim infantil.

Com 3 anos, a maioria das crianças ainda faz uma sesta à tarde de 1h40-2h a seguir ao almoço enquanto que, aos 5 anos, as crianças que fazem a sesta diurna são raras.

Distúrbios de Sono em Crianças de 5 à 12 Anos - Trocando Fraldas

6-13 Anos: 9-11 horas por dia

Entre os 6 e os 13 anos, dá-se mais uma grande transformação na vida da criança. A entrada na escola, a gradual intensificação da vida social e a realização de novas atividades atrasa o momento de deitar para horas tardias.

De acordo com alguns estudos, a maioria das crianças não dorme as horas suficientes para repor energias e descansar adequadamente. Idealmente, deveriam dormir cerca de 11 horas por noite mas a maioria fica-se pelas 9 horas.

Algo está roubando o sono dos adolescentes, mas a solução é ...

14-17 Anos: 8-10 horas por dia

Nesta idade, as necessidades de sono permanecem tão vitais para a saúde e bem-estar como em qualquer outra fase. As solicitações para adiar a hora de deitar são muitas: estudar, jogar, estar ao telemóvel, …

É importante que o adolescente compreenda o impacto de uma boa noite na sua saúde e bem-estar geral. Apesar de parecer que ainda falta muito tempo e que maus hábitos podem ser corrigidos mais tarde, há regras, limites e rotinas que devem ser trabalhadas precocemente uma vez que irão influenciar a qualidade do sono para toda a vida.

Menina adolescente, dormir, cama, utila, baía, ilhas, honduras ...Bibliografia consultada National Sleep Foundation

Fotos: Divulgação - Fonte: Diculgação