×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

Dia do Chimarrão: um hábito que mesmo com o covid-19 não é deixado de lado

Tendo boas práticas é possível tomar a bebida sem se contaminar mesmo em tempos de pandemia.

24/04/2020 11:25

O chimarrão é uma bebida tão especial que merece o seu próprio dia 24 de Abril, o qual consta até mesmo na lei estadual gaúcha 11.929 que torna o chimarrão a bebida símbolo do Rio Grande do Sul.

Repleto de tradição, o chimarrão merece todo esse mérito por sua história. O consumo de chimarrão se tornou conhecido com a chegada dos espanhóis às terras da América do Sul, contudo, os índios Guarani já tinham o costume de consumir a erva-mate, e preparavam-na de um modo muito semelhante ao que utilizamos hoje em dia. Conhecida pelo nome de Ilex Paraguariensis, a planta da erva-mate era colhida, queimada, secada e triturada pelos índios, resultando assim no que hoje ainda conhecemos e consumimos como erva-mate pura folha.

Será que é possível continuar tomando chimarrão e tereré mesmo com o Coronavírus (COVID-19) em nossas vidas? O consumo do chimarrão e do tereré entra no compartilhamento de itens pessoais, uma prática que não deve ser feita neste momento de pandemia. Através deste contato, os riscos de contaminação aumentam, e por isso deve-se evitar tomar chimarrão ou tereré com outras pessoas, ainda que sem sintomas.

Você não precisa parar de consumir seu tradicional chimarrão ou refrescante tereré. Além do hábito que as pessoas possuem, a erva-mate também é uma planta muito poderosa e com diversos benefícios para a saúde.

Os cuidados:

1. Utilize os equipamentos individuais

Para isso, é importante ter cuia e bomba individuais, e se possível também opte por diferentes térmicas que mantém a água quente ou gelada. Esta questão da térmica é importante pois as mãos são locais de contaminação, e ao utilizar a térmica você poderá estar contaminando o exterior dela sem saber.

Por isso, a melhor opção é utilizar itens individuais. Muitas vezes as pessoas até possuem mais de uma cuia, bomba ou copo de tereré, mas têm alguns itens preferidos. Nestes casos, você não precisa se preocupar em comprar novos itens.

Mas caso você não tenha os equipamentos extras, a melhor opção é realizar a compra e se prevenir ao máximo.

2. Faça uma limpeza completa depois de tomar o chimarrão ou tereré

Além disso, você deve realizar uma boa limpeza da cuia, bomba e qualquer item que for utilizado. Assim como a limpeza das mãos e da casa são indicadas, também é preciso manter os itens do chimarrão e tereré bem higienizados.

3. Pense em você e também nas outras pessoas

Por fim, uma boa prática que todos devemos realizar é a empatia, pensar no próximo e cuidar ao máximo de todos. Assim, com cuidados básicos e um pouco de esforço de cada um, será possível manter hábitos tão importantes como tomar chimarrão e tereré. E ainda, preservar a saúde de todos.

 Parceiro também nas férias, chimarrão pode até ajudar a emagrecer ...

Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação