×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Mantenha bons hábitos para cuidar do seu cérebro

Os profissionais da Bentomed apontam sete hábitos que podem beneficiar o desempenho do cérebro.

08/07/2019 09:38

O cérebro é o órgão mais complexo do corpo humano. Sua função é regular a maioria das atividades corporais e mentais. Isso inclui funções vitais como respirar e o ritmo cardíaco. Além de dormir, pensar, comer, raciocinar e falar. Para realizar qualquer tarefa simples, o cérebro precisa realizar diversos processos para garantir que essa atividade seja feita corretamente.

Agora que você entende as funções cerebrais, por que não cuidar para que esse órgão funcione de maneira saudável? Para isso são necessários adotar alguns hábitos em sua rotina.

Os profissionais da  Bentomed apontam sete hábitos que podem beneficiar o desempenho do cérebro:

Exercícios proporcionam um raciocínio rápido, memória precisa e combate às doenças!

1) Dormir de 7h a 8h por noite

Dormir poucas horas pode alterar os processos cognitivos e impactar negativamente a capacidade de concentração;

2) Tomar o café da manhã

Depois de passar muito tempo sem comer devido às horas de sono, o nível de açúcar do organismo cai bastante e atrapalha o fornecimento de nutrientes para o cérebro. Por isso, é importante que, mesmo que você não esteja com fome, consumir uma fruta ou um iogurte.

3) Manter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas com regularidade

Consumir alimentos calóricos em excesso pode acelerar o processo de envelhecimento do cérebro e deixá-lo mais vulnerável. A prática de exercícios, além de prevenir o aparecimento de doenças, aprimora as funções cognitivas, o raciocínio e a memória.

4) Evitar excesso de açúcar

Ele reduz a capacidade do cérebro de produzir uma substância química que auxilia no aprendizado, formação de novas memórias e o combate à depressão e à demência.

5) Beber água antes de sentir sede

Você sabia que beber pouca água pode prejudicar o seu raciocínio e causar dores de cabeça? Você também pode optar por consumir frutas ricas em água, como a melancia e a laranja.

6) Exercitar o cérebro

Deixar de estimular o seu cérebro pode afetar o seu desempenho. Troque a televisão por um livro, jogos de raciocínio, cursos.

7) Parar de fumar

O tabagismo interfere no fluxo de sangue e aumenta a probabilidade de acidente vascular cerebral, o derrame.

Mesmo saudável, é importante manter um acompanhamento médico constante. Não deixe de cuidar da sua saúde.

Confira as especialidades da Bentomed.



Fotos: divulgação - Fonte: divulgação