×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVídeos

Pé cavo: veja as causas e tratamentos

Se tratado na infância, o pé cavo pode ser curado, fique atento e busque sempre orientação do seu ortopedista.

10/09/2019 05:20

Os pés cavos possuem arcos internos bastante acentuados e curvos, caracterizados pela distribuição do peso em somente pontos específicos do pé e nos dedos. Esta condição anatômica pode ser hereditária, mas também existem casos neurológicos que acontecem por alguma distonia ou paralisia ocorridas devido a deformações nas vértebras ou a desordens nos nervos centrais.

De forma visual, os pés cavos parecem sempre contraídos e a parte do meio costuma ficar mais “puxada” para cima. Em alguns casos, esse tipo de pé pode ter uma curvatura tão intensa que parte da planta não encosta no chão. Por isso, algumas pessoas podem ter entorses no tornozelo gerada pela instabilidade, além de fascite plantar.

Se tratado na infância, o pé cavo pode ser curado com o uso de fisioterapia e palmilhas. Com ela, a pessoa estará mais protegida contra impactos e se sentirá mais confortável.

Resultado de imagem para pe cavo na infancia

Além disso, é ideal que sejam utilizados calçados apropriados para a prevenção dos pés cavos, colaborando para a correção dos excessos e da supinação que os diferentes tipos de pés têm. Dessa forma, o esforço muscular é diminuído, as dores são evitadas e será mais difícil de ocorrerem lesões mais graves.

Porém, em casos crônicos, é necessário procurar um médico ortopedista para a investigação dos sintomas e uma possível necessidade de cirurgia corretiva.

Clínica Dr Gerson Santa Catharina

Rua José Mário Mônaco, 393 | sala 201 | Centro | Ed. Dr.Casagrande - Bento Gonçalves

(54) 99191-2450

Fotos: DIVULGAÇÃO - Fonte: DIVULGAÇÃO