×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Três práticas incríveis para hora da amamentação

Você sabia que o mês de agosto é dedicado à amamentação? O "Agosto Dourado".

12/08/2019 11:37

Você já deve ter ouvido que a amamentação é superimportante para a saúde do bebê, certo? O leite materno não só fornece a nutrição necessária para que os órgãos dele funcionem em seu potencial máximo, mas também colabora para uma boa digestão e reduz o risco de doenças e infecções. Mas o que você talvez não saiba é que o momento da amamentação é uma oportunidade única para fortalecer os laços afetivos entre vocês e estimular o desenvolvimento do seu bebê.

Apesar de todas as vantagens do aleitamento materno, sei que nem todas as mamães conseguem amamentar seus bebês, por N motivos desde o ritmo de vida até condições médicas que impossibilitam que isso aconteça. Independentemente de dar o leite para o seu filho no peito ou na mamadeira, tem uma porção de coisas importantes que você pode fazer na hora da mamada para criar esses laços com ele.

Veja algumas sugestões :

Fazer carinho

Fazer carinho nas costas e no rosto do bebê e aproximá-lo do seu corpo para criar laços afetivos entre vocês é fundamental para que ele se sinta seguro e amado (fazendo com que ele tenha uma melhor inteligência emocional no futuro). Se ele mama no peito, esse carinho e o contato pele com pele ainda aumentam a sua produção de ocitocina e prolactina, que estimulam a descida do leite.

Cantar ou contar uma história para o seu bebê

Isso não só fortalece o vínculo entre vocês, mas também ajuda o seu filho a se acalmar (bebês amam ouvir a voz da mamãe!) e a entrar em contato com a linguagem (o que facilitará muito o aprendizado dele no futuro). Uma ideia bacana é incluir uma historinha ou canção de ninar na rotina noturna dele, antes de ir dormir.

Resultado de imagem para mae amamentando

Massagear os pezinhos

Além do carinho, que fortalece os laços afetivos entre vocês, fazer essa massagem no seu bebe estimula o desenvolvimento tátil. Apenas fique atenta aos sinais do seu filho para ver se ele está  gostando da massagem alguns bebês não se sentem confortáveis com muitos estímulos simultâneos. Se for o caso do seu, é melhor parar.

Essas são só algumas das ideias incríveis que do Kinedu um aplicativo, nele você encontra muitas outras sugestões para aproveitar melhor o tempo com o seu bebê e ajudá-lo a ter um desenvolvimento saudável.

Você tem outras ideias de atividades para fazer com o bebê durante as mamadas? Deixa um comentário aqui embaixo!

O "Agosto Dourado" 

Oficialmente lançado em 2017, o Agosto Dourado foi criado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com base na semana do aleitamento materno, que acontece de 1 a 7 desse mês. A proposta é que todos os dias do período sejam dedicados a incentivar e estimular a amamentação. Além disso, a cor escolhida para campanha é uma significa o "padrão ouro de qualidade" do alimento. 

Ele sacia a fome e impulsiona o viver. É, naturalmente, indispensável nos primeiros momentos da existência. Assim é o leite materno: a base da vida. A recomendação mundial é de que o aleitamento deve ser exclusivo até o 6 meses e complementado com adição de alimentos variados até os 2 anos ou mais. Afinal, amamentar é um ato de amor sem limites!


Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação